Consumo de carne vermelha e sua importância na aprendizagem
Primeiramente a carne vermelha por ser um alimento rico em vitaminas do complexo B, as quais além de serem fundamentais na produção de energia e disposição, auxiliam também na produção de neurotransmissores (substância responsáveis pela comunicação neuronal).
Os minerais também são fundamentais dentre eles, merece destaque o ferro, zinco e o fósforo. O ferro, como todos sabem, é essencial no combate da anemia, patologia na qual, prejudica muito o aprendizado, já que a queda nas taxas de hemoglobina, dificulta a oxigenação do cérebro, levando a baixa concentração, apatia, fraqueza.
Já o zinco, além de ser um mineral antioxidante, o que é fundamental para o controle na produção de radicais livres, os quais em excesso podem ser nocivos ao cérebro, também auxilia na transmissão nervosa, por reforçar a comunicação entre dois neurônios. O fósforo também tem seu destaque, já que as membranas neuronais são formadas por fosfolipídios, além de ser um mineral essencial na produção de energia (ATP) e dos impulsos nervosos.
Os aminoácidos, amplamente presentes na carne vermelha também são de extrema importância no aprendizado pois participam na produção neuronal e de neurotransmissores. Além disso, são proteínas as moléculas que recebem os neurotransmissores no neurônio seguinte.
Dessa forma, a ingestão da carne vermelha (frequência e quantidade de acordo com as necessidades de cada um) é de fundamental importância para um bom aprendizado. Prefira cortes magros e inclua-a na sua rotina e na das crianças!