Algumas razões para consumir carne vermelha
Segundo as mais recentes pesquisas científicas, comer carne vermelha não só faz bem à saúde, como está relacionado ao menor risco de doenças cardíacas e diabetes. Essa foi a conclusão a que chegou Renata Micha, pesquisadora do departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA).
Responsável por um estudo publicado pela revista Circulation, em maio de 2010, a epidemiologista declara que os verdadeiros inimigos da saúde são o bacon, as linguiças e os embutidos, alimentos capazes de aumentar o risco de doenças cardiovasculares em 42%, e em 19% o diabetes do tipo 2. “Para diminuir esse risco, as pessoas devem ficar atentas ao tipo de carne que estão consumindo”, diz Renata.
Claro que tudo em excesso faz mal, e que também temos que ponderar as quantidades de gorduras ingeridas, mas também temos que controlar os açúcares, as bebidas alcoólicas… Nesse caso, é necessário refletir pois nada faz mal quando consumido de forma consciente.
A consequência da restrição da carne é simplesmente a queda dos níveis de nutrientes na alimentação diária, principalmente minerais e vitaminas lipossolúveis. Carne vermelha é rica em ferro, zinco e vitaminas B6 e B12. É verdade que o ferro pode ser encontrado em fontes animais e vegetais. Contudo, aquele proveniente das carnes (ferro heme) é mais facilmente absorvido pelo organismo.
Alguns sintomas como fadiga, anemia e dificuldade de cicatrização dos tecidos representam uma dieta desequilibrada, e essa é a razão por que a vitamina B12 é tida como essencial à maturação das células vermelhas.