Os 5 maiores benefícios da carne vermelha na dieta
Praticamente todos já ouvimos algo sobre a carne vermelha. Muitas vezes ligada a morte prematura e problemas cardíacos, são inúmeros os artigos alarmistas acerca do alto conteúdo de gordura saturada na carne vermelha, além do sódio e químicos cancerígenos.
No entanto, nem toda a carne é criada da mesma forma, e é importante diferenciar carne vermelha processada da carne não processada, e perceber o verdadeiro benefício nutricional que vem de comermos carne vermelha 100% natural.
Benefícios da carne vermelha:
1) Proteína
A carne vermelha é uma excelente fonte de proteína, contendo algo como 20 a 24g de proteína por cada 100g cruas. É uma fonte proteica completa, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais para estruturas do nosso corpo, desde músculos, cabelo, pele, etc
2) Ferro
É uma das maiores fontes de ferro, sendo também que este se encontra na sua forma com maior biodisponibilidade. Tem uma eficiência de absorção que pode ir até aos 30%, ao contrário do ferro das lentilhas ou feijões que ronda os 3%. O ferro é necessário para o transporte de oxigénio dos nossos pulmões para o resto do nosso corpo. A anemia (deficiência em ferro) é um problema sério que afecta principalmente mulheres, e pode ser evitado com uma dieta equilibrada que contenha carne vermelha.
3) Outras vitaminas e minerais
Com uma grande lista de vitaminas e minerais, a carne vermelha é uma fonte de vitamina B12, B6, ferro e zinco, com quantidades que não se encontram noutras fontes. Carne de vaca, porco ou de ovinos são reconhecidas fontes de vitamina B12, niacina, fósforo e zinco, que contribuem um bom funcionamento digestivo, imunitário, crescimento ósseo, recuperação e produção energética. A vitamina B12 é particularmente importante pois não pode ser sintetizada pelo corpo, e está presente no funcionamento de todas as células do corpo humano. É apenas encontrada em carne vermelha, peixe e ovos, a deficiência de B12 é associada a Alzheimer, e problemas cognitivos.
4) Antioxidantes
O ácido alfa lipóico é um dos mais poderosos antioxidantes e caçador de radicais livres, reciclando vitaminas, protegendo o nosso código genético e ajuda a regular a glicose no sangue em diabéticos. Também tem um papel protector contra o cancro, doenças cardíacas e problemas no fígado. E a carne vermelha é a maior fonte de ácido alfa lipóico, contradizendo vários mitos, provando ser mesmo um grande rival a super alimentos com poder antioxidante.
5) Gordura
Com um rácio próximo de 1:1 em termos e gordura saturada e monoinsaturada, a carne vermelha é uma valiosa fonte de ómega 3. A gordura monoinsaturada na carne vermelha é a mesma que podemos encontrar no azeite (o azeite é um dos elementos chave da dieta mediterrânea, permanentemente recomendado por médicos por reduzir o risco de doenças cardíacas). Procura optar por carne vermelha biológica, pois é a que contém níveis mais altos de ómega 3.
Em forma de concluir este artigo, por cada argumento contra a carne vermelha, há bastante convincente a seu favor. Muitos dos estudos acerca de carne vermelha são criticados pela comparação de carnes processadas com carnes não processadas.
O segredo em qualquer escolha, é a moderação. Escolher carne vermelha magra e não processada, como parte de uma dieta balanceada, é uma escolha saudável, rica em nutrientes.