Confira 8 dicas para conquistar seus clientes em um almoço de negócios
Por mais que um almoço seja uma atividade corriqueira, quando envolve uma conversa de negócios, torna-se uma oportunidade de firmar parcerias e se aproximar do cliente. Apesar de menos formal que uma reunião no escritório, por exemplo, há regras que devem ser seguidas para que não haja situações embaraçosas.
Um dos primeiros mandamentos é saber distinguir o cliente do amigo. Estar próximo e ter empatia são diferentes de ser íntimo e falar sobre assuntos pessoais, por exemplo. Na hora de pagar a conta, vale a regra de que o responsável é quem fez o convite. Se o convidado quiser dividir as despesas, diga que aceitará em uma próxima oportunidade.
Veja, a seguir, outras dicas que podem ser bastante úteis para guiar o comportamento no almoço de negócios e, assim, conquistar os clientes.
1. LOCAL
Dê preferência a ambientes acolhedores e silenciosos, pois muito barulho tende a atrapalhar a conversa. Vale, ainda, perguntar sobre as preferências gastronômicas do convidado para evitar constrangimentos e deixá-lo mais à vontade. Evite opções exóticas e opte pelas mais comuns.
2. PONTUALIDADE
A pontualidade é uma obrigação. Afinal, as pessoas têm compromissos e não podem ficar esperando. Caso haja um imprevisto, avise, peça desculpas e mesmo assim faça o possível para chegar na hora marcada.
3. BOM SENSO
O objetivo do almoço de negócios é discutir assuntos relacionados a trabalho. Falar de outros temas, porém, é bastante indicado. Evite discutir negócios assim que chegar ao local: o ideal é começar conversando sobre o cotidiano — preferencialmente, aqueles assuntos que não são polêmicos.
Essa conversa descompromissada pode ajudar a descontrair e, muitas vezes, auxilia na hora de fechar o negócio. Procure avaliar o momento: talvez, o tema profissional caia melhor na hora do café, não durante a entrada ou o prato principal.
Com essas dicas, seu almoço de negócios tem tudo para ser um sucesso! Certamente, assim você conseguirá conquistar os clientes.