Como escolher uma excelente Costela Bovina?
Embora existam diversos cortes de carne que podem render um churrasco saboroso e sofisticado, sabemos que a costela certamente está entre os favoritos.
Para escolher uma peça de costela bovina, é fundamental ter em mente quatro características principais da carne. São elas que nos dirão tudo o que precisamos saber sobre a procedência e a qualidade do corte.
cor: evite costelas com gordura amarelada ou acinzentada e carne marrom;
ossos: dê preferência a costelas com ossos menores;
odor: a carne deve apresentar um cheiro fresco e agradável;
elasticidade: com as mãos limpas, pressione a carne com o dedo indicador – ela deve se mostrar macia ao toque e retornar à sua posição inicial rapidamente.
Para fazer uma escolha correta e agradável, também é preciso saber diferenciar os dois tipos de costela encontrados nos açougues: ripa e ponta de agulha.
A costela ripa se localiza na parte mais anterior da caixa torácica do animal, logo, é mais exercitada. Por isso, desenvolve ossos maiores, todos na transversal, e apresenta uma textura mais seca, com pouca gordura.
Já a ponta de agulha, também conhecida como minga, sai da parte posterior da caixa torácica, mais próxima ao filé mignon. Ela apresenta ossos mais finos, além de muita cartilagem e gordura entremeados à carne. É um pedaço mais grosso, no qual ossos e nervos se dispõem em mais de uma direção.
Compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam mais sobre como escolher costela bovina.