Saiba como prevenir doenças no casco do bovino
A saúde dos bovinos está diretamente relacionada à perfeita ordem dos pés, ou seja, dos cascos dos animais. Estes exercem papel fundamental de sustentação e locomoção, que estão relacionados diretamente a alimentação e consequente desenvolvimento. Geralmente as doenças de casco são frequentemente encontradas em rebanhos leiteiros, estabulados, onde há maior concentração de animais em uma mesma área. As doenças também são mais frequentemente descritas em épocas chuvosas ou, quando há muita umidade onde os animais ficam.
Além do manejo inadequado, a higiene e a nutrição dos animais são fatores que causam o surgimento de alguma doença de casco. A maioria das doenças é de origem infecciosa e tem como agente um germe ambiental, que se aproveita de uma lesão mínima para se multiplicar e causar a alteração do animal.
O tratamento em muitos casos pode ser feito com a lavagem da pata com água abundante, escova e sabão. Utilizar solução de iodo a 30% e antimiótico para cercar a invasão por fungos e bactérias.