Como escolher a melhor pastagem para o gado?
Como você deve ter percebido, não existe um tipo de capim que seja o melhor entre todas as variedades disponíveis, mas sim o ideal para a sua propriedade. A escolha acertada do pasto leva em consideração a região em que a fazenda está e suas condições climáticas (como regime de chuvas, temperatura e intensidade de luz), bem como as particularidades do seu solo.
Sendo assim, propriedades localizadas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país se beneficiam de gramíneas resistentes à umidade, à exposição solar e às altas temperaturas. Já no Nordeste, nossa região, deve focar em variedades que tolerem períodos de seca e baixa umidade, enquanto no Sul vale a pena investir em forrageiras que suportam o frio e a geada.
Além disso, é vantajoso que o produtor ofereça um alimento direcionado à fase produtiva em que o gado se encontra, selecionando forrageiras que apresentem em maior quantidade os nutrientes de que cada categoria necessita. Somado a isso, é essencial fazer o manejo das pastagens para que o rebanho receba sempre o pasto na sua melhor condição.
Isso nos leva a concluir que a melhor aposta do pecuarista é na diversidade, ou seja, plantar mais de um tipo de capim para o gado de corte. Dessa forma, cada forrageira suprirá as necessidades nutritivas do rebanho nas épocas em que se apresentam mais produtivas e terão substitutas para as fases de declínio.