Intoxicação de bovinos por samambaia
Para começar, vamos começar explicando o que é samambaia. É uma planta invasora encontrada em todas as regiões do país. Se o solo é arenoso, ácido e pouco fértil possivelmente, tem muitas delas na sua propriedade. E por ter um alto índice de toxidez, pode causar a morte dos animais que a consomem.
Como é uma planta invasora, pode aparecer no seu pasto. E ao consumi-la, o animal pode ser intoxicado por substâncias que causam tumores nas mamas, intestino e bexiga. Sem contar com a possibilidade de hemorragia.
O índice da intoxicação varia de acordo com o estágio de desenvolvimento da planta. Na fase de brota é libera mais substâncias perigosas ao organismo.
Intoxicação de bovinos por samambaia pode se apresentar por meio de sintomas como anemia, hemorragia e até infartos. Até o timpanismo pode acontecer em caso de ingestão.
Assim que identificado os sintomas de intoxicação a linha de tratamento é feita com base em medicamentos antibióticos para evitar o progresso de infecções.
Como evitar?
Nada melhor que fazer rondas e limpezas frequentes do pasto. Além disso, manter as taxas de acidez equilibradas pode ser uma boa alternativa não apenas para evitar a samambaia, mas também para manter a forrageira com boa qualidade para o consumo dos animais.
Outra forma de evitar a intoxicação de bovinos por samambaia é preservando o ambiente ao não programar queimadas. Quando queimado, o solo fica pobre em nutrientes e com níveis de acidez mais elevados, criando condições para a brota da planta.
FONTE: Boi Saúde