3 dicas para boas práticas de manejo
Quem faz um manejo de gado nacional sem estresse consegue melhorar o ambiente de trabalho para todos os envolvidos e atender às demandas do mercado. Contudo, alguns produtores ainda enfrentam problemas, pois aplicam medidas equivocadas, que não consideram os instintos dos animais.
Vamos ajudá-lo a entender mais sobre o papel do manejo do gado em sua fazenda, mostrando 3 dicas práticas sobre o assunto.
SEMPRE TRABALHE PELA FRENTE DO GADO
O gado precisa sempre avistar o manejador e para onde ele deve andar. Ao se posicionar corretamente, é possível mostrar o caminho a ser percorrido. Lembre-se também de intercalar momentos de pressão e alívio, ou seja, quando ele responde aos seus comandos e se movimenta, você deve aliviar a pressão. Essa medida faz com que o animal se mova com eficiência e caminhe no curral, e nunca corra.
Tenha em mente que quanto mais o gado passar por você, maior será o nível de confiança. Como o bovino age por instinto, se nada de errado acontecer, ele se sente bem ao seguir seus comandos.
TREINE FUNCIONÁRIOS
A equipe de trabalho da fazenda precisa entender o comportamento de cada animal e tomar atitudes corretas. Afinal, de nada adianta, por exemplo, ficar nervoso caso o rebanho não escute as ordens dadas. Isso quer dizer que todos os profissionais envolvidos devem estar calmos e posicionados corretamente no curral. Desse modo, é essencial realizar treinamentos e prezar pelo diálogo.
TRABALHE COM UMA EQUIPE ENXUTA
Outro ponto essencial está relacionado à quantidade de pessoas dentro do curral, pois a presença de muitos colaboradores mais atrapalha do que ajuda o manejo de gado. Se existem três pessoas comandando o rebanho, por exemplo, os animais podem ficar confusos e não saberem em quem devem focar. Sendo assim, um profissional bem treinado consegue manejar sozinho os bovinos e ter mais eficiência em seus comandos.
Boas práticas de manejo fazem toda a diferença na sua produção. A partir de agora, faça de tudo para mudar a sua postura e utilize medidas que visam o bem-estar dos animais e dos funcionários do negócio.
Comments