top of page

3 dicas para boas práticas de manejo

Quem faz um manejo de gado nacional sem estresse consegue melhorar o ambiente de trabalho para todos os envolvidos e atender às demandas do mercado. Contudo, alguns produtores ainda enfrentam problemas, pois aplicam medidas equivocadas, que não consideram os instintos dos animais.


Vamos ajudá-lo a entender mais sobre o papel do manejo do gado em sua fazenda, mostrando 3 dicas práticas sobre o assunto.



  • SEMPRE TRABALHE PELA FRENTE DO GADO

O gado precisa sempre avistar o manejador e para onde ele deve andar. Ao se posicionar corretamente, é possível mostrar o caminho a ser percorrido. Lembre-se também de intercalar momentos de pressão e alívio, ou seja, quando ele responde aos seus comandos e se movimenta, você deve aliviar a pressão. Essa medida faz com que o animal se mova com eficiência e caminhe no curral, e nunca corra.

Tenha em mente que quanto mais o gado passar por você, maior será o nível de confiança. Como o bovino age por instinto, se nada de errado acontecer, ele se sente bem ao seguir seus comandos.

  • TREINE FUNCIONÁRIOS

A equipe de trabalho da fazenda precisa entender o comportamento de cada animal e tomar atitudes corretas. Afinal, de nada adianta, por exemplo, ficar nervoso caso o rebanho não escute as ordens dadas. Isso quer dizer que todos os profissionais envolvidos devem estar calmos e posicionados corretamente no curral. Desse modo, é essencial realizar treinamentos e prezar pelo diálogo.

  • TRABALHE COM UMA EQUIPE ENXUTA

Outro ponto essencial está relacionado à quantidade de pessoas dentro do curral, pois a presença de muitos colaboradores mais atrapalha do que ajuda o manejo de gado. Se existem três pessoas comandando o rebanho, por exemplo, os animais podem ficar confusos e não saberem em quem devem focar. Sendo assim, um profissional bem treinado consegue manejar sozinho os bovinos e ter mais eficiência em seus comandos.


Boas práticas de manejo fazem toda a diferença na sua produção. A partir de agora, faça de tudo para mudar a sua postura e utilize medidas que visam o bem-estar dos animais e dos funcionários do negócio.

Комментарии


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page