top of page

Como planejar a criação de gado

Ter planos é fundamental para os resultados positivos aparecerem. Afinal, muito mais que saber para onde queremos ir, é o caminho que nos fará chegar até lá. E na pecuária, não poderia ser diferente. Desde os iniciantes até os mais experientes precisam planejar a criação de gado, independentemente do tamanho da propriedade e número de cabeças.



Aprenda aqui como fazer um planejamento prático e direto, com realmente o que é necessário para que sua produtividade seja alta, ao reduzir erros e ter foco direto na engorda do gado.


Pare, respire e planeje


Nada de fazer tudo de cabeça. Nós que trabalhamos no campo, ficamos direto embaixo do sol lidando com as tarefas que a propriedade pede. Mas tem hora que a mesa e a cadeira chamam.

Separe algumas horas de um dia e tome nota de tudo o que precisa melhorar na sua pecuária, escreva tudo mesmo: organização, mão de obra, qualidade do gado, saber negociar melhor, comprar itens com mais antecedência. Feito isso, coloque-os em uma lista por ordem de prioridade.


Esteja sempre um passo à frente


Estar sempre um passo à frente da seca e das águas te garante um melhor desempenho e o principal, evita prejuízos como a perda de peso. Quanto mais planejada sua rotina for, maior rendimento seu gado terá.

Mês a mês, separe o que precisa ser feito. Por exemplo, em dezembro, planeje as demandas que devem ser planejadas em janeiro: compras, aplicação de vacinas, monitoramento de vacas prenhas, reposição de estoque, início de produção de silagem para seca, entre outros.


Não espere o pasto secar para pensar no que oferecer para manter a engorda do gado.


Comece com pequenos passos, mas comece


Não queira abraçar o mundo todo em um único dia. Se você não tem o hábito de planejar a criação de gado, comece com pequenas tarefas na rotina diária. Constância e disciplina são mais importantes que começar 100% de uma forma perfeita. E como o ato de planejar e executar são hábitos incorporados aos poucos, não desista logo de cara, caso não sinta os resultados nos primeiros dias.


Converse com a equipe sobre as metas e vá distribuindo as tarefas aos poucos, até todas entrarem na rotina e os envolvidos se acostumarem. Uma mudança muito brusca da noite para o dia pode provocar impactos negativos, principalmente, se você não justificar o porque esse novo planejamento foi adotado.


Aprenda o básico até executar com perfeição


Você sabe o que está entre os princípios básicos da pecuária? Nunca deixar o gado sem alimento e com saúde em dia. A partir do momento que você passa a organizar a alimentação, sem deixar faltar um único dia, é porque entendeu que só assim terá uma pecuária altamente lucrativa.


Sobre saúde, seguir à risca o calendário de vacinas é mais que obrigatório se você não quer acordar em um dia, com a notícia que perdeu cabeças pela falta de sanidade animal.


Verifique a estrutura que você já tem e o que precisa melhorar


Além de facilitar a lida e evitar acidentes, uma boa estrutura garante conforto aos animais. Cochos em tamanhos adequados, bebedouros com azulejos que facilitam a limpeza, árvores que oferecem sombra, galpões para proteção do frio e da chuva, além de pasto com boa qualidade, muito bem manejado e livre de parasitas.


Se você está começando a planejar a sua criação de gado do zero, faça uma lista com todos os itens que você vai precisar para dar o pontapé inicial.


Caso a sua atuação na pecuária já esteja na ativa, faça conferências e estabeleça datas para manutenções preventivas. Os custos são bem menores quando comparados com um conserto de última hora.


Com essas orientações e materiais complementares incluídos neste conteúdo, você terá embasamento suficiente para iniciar com o mínimo de erros, evitando prejuízos, para colher os resultados na primeira produção.


FONTE: Boi Saúde

Σχόλια


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page